NOTÍCIAS

Festa de Reis dos Corrêas será hoje, às 17h30, na comunidade de Cerrado, em São Brás de Minas

Festa de Reis dos Corrêas será hoje, às 17h30, na comunidade de Cerrado, em São Brás de Minas

Será realizada realizada nesta segunda-feira, dia 06 de janeiro de 2020, a 108ª Festa de Reis da Folia dos Corrêas, da Malhada de São Brás de Minas.

O evento terá início por volta das 17h30 e será realizado, como de costume, no Foliódromo “Luiz Gonzaga”, na comunidade de Cerrado, cerca de 1 km, de São Brás de Minas, sentido Retiro da Roça.

A região de São Brás de Minas é tradicional quando o assunto é Folia de Reis. São mais de 10 folias que movimentam o município lagamarense.

SOBRE FOLIA DE DE REIS

Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis (em Portugal diz-se Reisada ou Reiseiros) é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor, caracterizada por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

A denominação fala dos festejos entre o natal e o Dia de Reis – 6 de janeiro – e diz respeito tanto ao “cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo (…) no Brasil, sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis” na definição do folclorista Câmara Cascudo, que completa: “o reisado pode ser apenas a cantoria como também possuir enredo ou série de pequeninos atos encadeados ou não”.



Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos (desde acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros, etc.) em que os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.

Esta manifestação revela a combinação de duas figuras da teologia: a epifania (como sendo a aparição ou manifestação divina, no caso a primeira manifestação de Jesus entre os gentios) e a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: