Paracatu promove o 4º Festival do Patrimônio Cultural



A cidade de Paracatu, localizada no noroeste de Minas, promove no mês de julho um dos maiores eventos culturais do Estado. O 4º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu será realizado de 1º a 9 de julho e terá diversas atividades espalhadas pelo centro histórico da cidade. A extensa programação ressalta as riquezas locais da região como a gastronomia, música, artesanato e a dança.

Já no dia 1º de julho, a abertura oficial terá a presença da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que fará uma apresentação inédita na cidade, a partir das 20h, na Praça da Matriz. No repertório, os clássicos de grandes compositores. Outra grande atração será o encerramento com o projeto Minas ao Luar, que fechará o evento no dia 9 de julho.

Fonte: Paracatu.NET


Cultural local

A música, dança e arte local serão valorizadas no evento. Dentro da programação musical, a grande atração será a 12º Festival da Música Brasileira de Paracatu, que tem o objetivo de resgatar os grandes festivais musicais, trazendo bandas e cantores de várias partes do estado e do país.

O Festival da Música com uma etapa Regional e Nacional e recebe inscrições de músicos de várias partes do Brasil. Em 2016, foram 122 inscritos. Os músicos selecionados vão se apresentar nos dias 7 e 8 de julho, no Largo do Rosário, e serão avaliados por um júri. Os três primeiros lugares receberão prêmio em dinheiro. O Festival da Música de Paracatu já é tradição na cidade.

A valorização dos grupos de dança locais e tradicionais da região também farão parte do evento como a catira, dança afrodescendente, cortejos, violeiros e rodas de samba. Além de dança, a programação contará também com contação de causos, oficinas de bonecas e máscaras e das fiandeiras de Paracatu.



Gastronomia

A Gastronomia é um ponto forte da cidade de Paracatu. Por isso, ela recebe destaque na programação do Festival. Durante o todo o mês de junho, que antecede o evento, ocorre a Etapa Gastronômica, que tem a participação de oito restaurantes da cidade que criaram pratos com ingredientes locais como o café, o queijo minas e a castanha de baru. A etapa contou com oito participantes: Hotel Ipê Florido, Hotel Veredas, La Maggiore, Forasteiros, Saca Rolha, Texas Hamburgueria, Sushi Med e Adrenalina Rock Bar. Como na edição de 2016, um renomado chef prestou consultoria para os restaurantes e auxiliou na elaboração dos pratos. O chef dessa edição foi o Ronie Peterson, consultor de gastronomia do Senac-MG, que auxiliou os donos de restaurantes na adequação dos ingredientes típicos da região ao estilo de cada estabelecimento.

Além da Etapa Gastronômica, outras atrações fazem parte da programação nos dias 1º a 9 de julho, dentre elas Workshop de Preparação de Cervejas Artesanais, Workshop de Cafés Especiais, Mostra de Queijos, Café da Fidalga, Chef Show e Mini-chef na Praça. No dia 5 de julho também vai acontecer uma celebração do pão de queijo, com  o Dia Municipal do Pão de Queijo, que é uma receita tradicional na cidade.

Para o secretário municipal de Cultura de Paracatu, Isac Arruda, a culinária local é um grande atrativo de Paracatu, por isso, o evento contribui tanto para valorizar um bem da cidade, como para dar mais opções à população e atrair novos visitantes. “Por meio da etapa gastronômica, as pessoas podem, além de degustar comidas bem elaboradas, sentar, conversar e trocar histórias entre elas, o que enriquece a experiência”, afirma. Dessa forma, o maior desafio do Festival, segundo ele, é trazer novidades que consigam aliar o moderno às múltiplas tradições presentes em Paracatu.



Sobre o evento

A 4ª Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é um evento realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp) e Prefeitura Municipal de Paracatu. O evento tem patrocínio Kinross, Sebrae, Sesc, Senac, Votorantim Metais, Monsanto, Câmara Municipal de Paracatu e Sicoob Credigerais, e apoio do Sindcomércio, Casa do Empresário, Campo, Valorem, Famag, Academia Corpus, Studio de Dança, Grupo Lene e Upis/DF.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Se deseja utilizar esse conteúdo envie solicitação para: [email protected]