Criativos da Escola desafia o protagonismo dos jovens de Vazante



Vazante participa pela primeira vez do Desafio Criativos da Escola, iniciativa vinculada ao Programa Votorantim pela Educação (PVE) e realizada pela Votorantim Metais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto visa reconhecer projetos realizados por crianças e jovens de 9 a 18 anos que, apoiados por seus educadores, transformem suas escolas e comunidades.

O Desafio Criativos da Escola faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 45 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.





A iniciativa é aberta a estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e educadores que desenvolvam projetos em escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros. Os participantes são motivados a formar grupos para refletir sobre a solução de alguma problemática ou tema em sua localidade, seja ela na escola (municipal, estadual ou particular), bairro, comunidade, projeto ou até mesmo no município.

Os interessados podem enviar até o dia 1º de outubro de 2017 tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento, pelo site do Criativos da Escola (http://criativosdaescola.com.br/). Para os educadores que têm interesse em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o site também disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula.





“O Desafios da Escola irá contribuir para a mobilização de jovens na construção de uma nova realidade de suas comunidades, com a participação de suas famílias e amigos. Incentivamos, por meio do projeto, o protagonismo dos estudantes nesse movimento”, afirma Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais.

Premiação





O Desafio Criativos da Escola celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país. Na etapa municipal, será premiado um destaque. Já na etapa nacional, o Desafio selecionará 11 projetos. Serão avaliados os seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe. As equipes premiadas viajarão para o Rio





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Se deseja utilizar esse conteúdo envie solicitação para: [email protected]