O prefeito de Patos de Minas José Eustáquio Rodrigues Alves recebeu, em seu gabinete, na última semana, executivos da empresa Vale Fertilizantes. Entre outros assuntos, o prefeito verificou a possibilidade da companhia reativação a unidade industrial localizada no município, que se encontra inativa. Com a retomada das atividades, o prefeito espera gerar mais emprego e renda, com vista ao desenvolvimento de um planejamento e desenvolvimento sustentável. Também foram discutidos temas como a segurança das barragens existentes no local e as futuras ações de proteção e defesa civil na região como a realização de um plano de auxílio mútuo a emergências.

Participaram também da reunião o coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Tenente Fernandes e o assessor especial de Desenvolvimento Econômico, André Franco. Um dos aspectos apresentados foi a preparação de Patos de Minas dentro da campanha da ONU “Construindo Cidades Resilientes – Minha Cidade está se preparando”. Tanto o plano de auxílio quanto as ações de proteção e defesa civil fazem parte desta preparação e deverão ser levadas em conta quando da futura reativação da unidade da Vale Fertilizantes.

O prefeito José Eustáquio destacou a importância desse contato e a retomada das atividades na unidade em Patos de Minas. “Seria uma boa notícia para a cidade a reativação da unidade, o que vai gerar mais emprego e mais renda para nosso povo. Além disso, devemos levar em conta a segurança, já que o crescimento econômico de um município deve estar sempre aliado ao planejamento e desenvolvimento sustentável, tornando as cidades cada vez mais resilientes”, ressaltou o prefeito ao final do encontro.

LAGAMAR SE BENEFICIA

O município de Lagamar poderá ser o principal beneficiado com a reativação da Vale Fertilizantes. Tudo por conta da localização da empresa que se encontra na zona rural de Patos de Minas, porém mais próximo de Lagamar. O número de profissionais lagamarenses que trabalhavam na empresa até a desativação era muito superior a de outros municípios.

Com informações de Clube da Notícia