Com a expectativa de detectar precocemente casos de câncer de mama, a Prefeitura de Paracatu, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama recebe até o dia 16 de junho de 2017 a carreta móvel de mamografia.

Em Minas Gerais, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão ligado ao SUS, apontam que são esperados 5.160 novos casos da doença em Minas Gerais, uma taxa bruta de incidência de 48,19 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras.

A taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em Minas, estimada pelo INCA em 2013, é de 11,37 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Os exames estão sendo realizados em mulheres entre 50 anos e 69 anos de idade. As interessadas devem levar o cartão do SUS atualizado no posto de atendimento montado no pátio da Clínica da Mulher, de segunda a sexta, das 07h30min às 11h e das 13h30min às 17h.

Caso o cartão não esteja atualizado, esse procedimento poderá ser feito na Secretaria Municipal de Saúde situada à Rua Joaquim Moura Brochado, 227 – centro, (próximo à Clinica da Mulher).

O diagnóstico precoce é essencial para garantir a detecção da doença em seu estágio inicial, aumentando em mais de 90% o sucesso do tratamento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os trabalhos do serviço da carreta do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama estão sendo realizados com a possibilidade de até cinquenta atendimentos por dia. As mulheres na faixa etária estabelecida podem solicitar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde sem a realização da consulta e o agendamento pode ser feito na própria unidade.

Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (38) 3671 6166 ou 3671 1286.