Quem acompanha a triste sina do Rio Santa Catarina (Rio Catirina), em Vazante, está preocupado com situação de um dos principais rios do município.

No fim de abril uma dolina se abriu dentro do leito do rio (Veja aqui), o que ocasionou na seca de cerca de 5km do leito. O Rio estava (está) normal até a região do dolinamento e, a partir dali, há uma região de seca (cerca de 2,5 km dentro da propriedade da Votorantim Metais, como informado pela própria mineradora) e depois o Rio, teoricamente, “volta ao normal”.

Na semana passada, essa região voltou a ter água, porém seis dias depois as imagens são, novamente, assustadoras e preocupantes. Parte deste trecho está novamente seco.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Vazante já cobrou explicações e o Ministério Público abriu inquérito para apurar o caso.

O QUE DIZ A VOTORANTIM

Em nota (Veja aqui), entre outras informações, a Votorantim justificou a seca pelo período de estiagem e o solo da região, propício ao dolinamento. A empresa também disse que está dando todo suporte necessário.

Fotos: Divulgação Facebook