Pouco mais de um mês depois da notícia que o Rio Santa Catarina (Rio Catirina), na divisa dos municípios de Vazante e Lagamar, estava com aproximadamente 5 km do leito totalmente seco, uma parte deste trajeto volta a ter água.

Na manhã deste domingo, 21 de maio, pessoas que visitavam a região afetada perceberam que um trecho do rio já está com água, porém é nítido perceber os estragos ambientais causados na região no período que rio ficou sem água.

Vale lembrar que no fim de abril a água corria naturalmente até encontrar com uma dolina dentro do leito do rio. Ali, toda água entrava num buraco. Somente após cerca de 5km, a maioria dentro da propriedade da Votorantim, que a água voltava ao rio, muito por causa do descarte da água da mineradora. O Ministério Público abriu inquérito para apurar o caso (Veja aqui). O prefeito de Vazante, Dr. Jacques Soares, também cobrou explicações da mineradora (Veja aqui). O município de Lagamar não se manifestou.

Em nota (Veja aqui), entre outras alegações, a Votorantim justificou a seca pelo período de estiagem e o solo da região, propício ao dolinamento. A empresa também disse que dará suporte necessário.

Foto: divulgação Facebook