13 prefeitos de municípios do Noroeste de Minas Gerais e representantes de entidades que trabalham em prol do desenvolvimento da região estiveram, de 3 a 7 de maio, no Paraná em uma missão técnica promovida pelo Sebrae Minas.

A viagem ao Sul do país teve o objetivo de apresentar aos gestores públicos experiências de Desenvolvimento Municipal, Inovação e Sustentabilidade realizadas nos municípios. Apesar de possuir recursos, tamanho e projetos diferentes, os municípios visitados no Paraná encontraram, na adoção de políticas públicas de apoio às micro e pequenas empresas, e empreendedores individuais (MEIs), o caminho para o desenvolvimento sustentável local.

“Os prefeitos puderam conhecer parcerias firmadas entre o Sebrae e a administração municipal, para estimular o crescimento do território em diversas frentes, como a agricultura familiar, a educação empreendedora e inovação”, destaca a analista do Sebrae Minas, Érika Martins, que também esteve com a comitiva.

O primeiro município visitado foi Pato Branco, onde a comitiva conheceu as estratégias para a implementação da Sala Mineira do Empreendedor; o gabinete do prefeito da cidade, Augustino Zucchi, para uma conversa sobre boas práticas de desenvolvimento local; o parque tecnológico de Pato Branco; e a Escola de Artes, onde o tema em discussão foi o projeto Educação Empreendedora.

Em Francisco Beltrão, a recepção ocorreu na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), com a apresentação do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) e do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). Já em Foz do Iguaçu, cidade que fechou o percurso da missão, além de conhecer as cataratas – patrimônio mundial natural -, os prefeitos puderam conhecer o projeto de Gestão Integrada do Turismo na cidade.

O prefeito de Bonfinópolis e vice-presidente do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales), Donizete Antônio dos Santos destaca, entre outros pontos, a formação do ecossistema de inovação no município de Pato Branco. “Precisamos plantar uma semente com foco na inovação. O envolvimento da cidade para esse tema favoreceu implantação de estruturas de base tecnológica”, afirma.

Paracatu News