Por Agência Minas,

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), trabalha para impulsionar os 45 circuitos turísticos certificados, estimular os municípios de todas as regiões, e, consequentemente, movimentar toda a cadeia do turismo. Para isso, reuniões técnicas de alinhamento têm sido realizadas nas próprias regiões dos circuitos e também na Cidade Administrativa para os circuitos que estão mais próximos geograficamente da capital mineira.

Minas Gerais é um dos estados com maior potencial turístico do Brasil por possuir atrativos que passam pela história, religiosidade, gastronomia, artesanato, montanhas, cachoeiras, lagos, entre outros. A hospitalidade também é algo que o visitante sempre coloca como diferencial ao visitar qualquer região mineira.

Boa parte dos municípios, cerca de 450, está inserida nos circuitos e tem algo que pode ser mostrado e explorado. Entretanto, nem sempre o turista recebe as informações necessárias e outras vezes falta infraestrutura para receber o visitante.

Pelas terras do Circuito Turístico Noroeste há uma grande diversidade de cavernas, grutas e cachoeiras a serem exploradas. Os municípios associados são: Buritis, Guarda-Mor, Lagoa Grande, Paracatu, Santa Fé de Minas e Unaí.

Apesar de ter grande patrimônio espeleológico, o município de Vazante ainda não está associado ao Circuito Turístico Noroeste.