As engenheiras ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) juntamente com os engenheiros civis e o arquiteto da Secretaria de Obras (SEMOB) reuniram-se no último dia 28 de abril com os técnicos da Arcadis, empresa responsável pela elaboração do Plano de Manejo da Gruta Lapa Nova. A reunião contou também com a presença do IEF, através do engenheiro Fernando da Silva.

Foram discutidas entre os profissionais as implicações urbanísticas exigidas pelo Plano de Manejo na Zona de Amortecimento do Monumento Natural Estadual Gruta da Lapa Nova de Vazante (MONAE).

A arquiteta paulista Sueli Galhardo, da Arcadis, é uma das coordenadoras do Plano de Manejo da gruta e considerou a reunião muito produtiva.

Na última Oficina de trabalho realizada para discussão do Plano de Manejo, a SMA solicitou que a equipe da Arcadis estivesse presente durante a Festa da Lapa para avaliar o impacto da visitação na gruta nos dias da Festa da Lapa.

Através do Decreto n° 47.960, de 1°/03/2016, o Governo de Minas transformou a Gruta Lapa Nova de Vazante em Monumento Natural e unidade permanente de conservação do Estado, o que abrange uma área de 79,0471 hectares que será administrada pelo IEF/MG.