NOTÍCIAS

Onda de calor mantém Vazante, Guarda-Mor, Lagamar e Lagoa Grande em alerta nesta segunda-feira (29)

Onda de calor mantém Vazante, Guarda-Mor, Lagamar e Lagoa Grande em alerta nesta segunda-feira (29)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém ativo, nesta segunda-feira (29), um alerta vermelho de grande perigo para onda de calor que atinge áreas das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. O aviso é o mais grave entre os três níveis emitidos pelo órgão.

Segundo o Inmet, desde o dia 23 as regiões afetadas vêm registrando temperaturas cerca de 5 °C acima da média histórica prevista para o período.

Além do alerta vermelho, o instituto também mantém um alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor em 425 municípios de Minas Gerais. No Noroeste do estado, estão entre as cidades atingidas Vazante, Guarda-Mor, Lagamar e Lagoa Grande.

De acordo com o Ministério da Saúde, as ondas de calor representam risco maior, especialmente em áreas urbanas, devido ao chamado efeito de ilha de calor — fenômeno em que edificações, concreto e asfalto retêm o calor, elevando ainda mais as temperaturas.

Os impactos tendem a ser mais intensos entre pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, crianças, gestantes, diabéticos, pessoas com doenças renais, cardíacas, respiratórias ou circulatórias, além da população em situação de rua.

Entre os principais sinais de alerta estão transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Ao apresentar esses sintomas, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *