Golpistas se passam por advogados e tentam enganar clientes em Vazante

Advogados de Vazante estão sendo alvo de um novo golpe, no qual criminosos se passam por profissionais da área jurídica para solicitar pagamentos indevidos a clientes. A fraude ocorre por meio de mensagens enviadas de números desconhecidos, utilizando fotos dos advogados para dar credibilidade à abordagem.
Nas mensagens, os golpistas informam sobre supostos honorários ou taxas processuais e induzem as vítimas a realizarem transferências bancárias. O caso já foi denunciado às autoridades, que investigam a origem das tentativas de fraude.
Diante da situação, advogados da cidade alertam seus clientes para que fiquem atentos e verifiquem diretamente com seus representantes legais antes de efetuar qualquer pagamento. Em caso de suspeita, a orientação é denunciar imediatamente às autoridades para evitar prejuízos.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Subseção de Vazante, alerta toda a população acerca da ocorrência do “golpe do falso advogado”, em que bandidos se passam por advogados, utilizam dados públicos (fotos, nomes e informações processuais) para aplicar golpes contra os clientes, subtraindo valores.
Diante deste contexto, sempre que houver necessidade de transação de valores, a OAB orienta que a pessoa procure o advogado, pessoalmente em seu escritório, para averiguar a situação, antes de efetuar qualquer transação bancária. Informamos, ainda, que a OAB/MG e a Polícia Civil já iniciaram um esforço conjunto para investigar e combater os criminosos.
Caso a pessoa já tenha sido vítima do “golpe do falso advogado”, a OAB orienta que seja registrado o Boletim de Ocorrência na polícia, o qual pode ser enviado para o e-mail ouvidoria@oabmg.org.br, juntamente com a documentação pertinente (“prints” das conversas, comprovantes de transações bancárias, etc.), cujas providencias podem colaborar com as investigações e punição dos criminosos.
