NOTÍCIAS

NÚMERO DE CASOS DE RACISMO QUADRUPLICA NESTE ANO EM MINAS GERAIS

NÚMERO DE CASOS DE RACISMO QUADRUPLICA NESTE ANO EM MINAS GERAIS

Dados são da secretaria estadual de Justiça

“Somos todos Vinicius Junior”. A frase utilizada em apoio ao atleta brasileiro do Real Madrid, vítima de racismo durante uma partida de futebol na Espanha, expõe, em seu sentido literal, histórias cotidianas de milhares de negros no Brasil, alvos do mesmo crime. 

No país onde 56% da população se autodeclara preta ou parda, a violência contra negros é uma transgressão rotineira, amparada em uma estrutura social que ainda não se desprendeu das “algemas do passado”.

Em Minas Gerais, por exemplo, os casos de racismo aumentaram entre 2022 e 2023. Foram 93 registros entre janeiro e março deste ano, número muito superior aos 22 episódios relatados às autoridades de segurança no mesmo período do ano passado. 

Na comparação das ocorrências registradas, o aumento dos casos foi de 322%, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG).  

Como a maioria das vítimas não denuncia, os números envolvendo casos de racismo em Minas Gerais e no Brasil certamente são bem maiores. 



Crime

A manifestação de racismo (ou preconceito) é um crime previsto pela Lei nº 7.716, de 5 de Janeiro de 1989, inserido no Código Penal Brasileiro (CPB), que ocorre quando há conduta discriminatória contra determinado grupo ou coletividade, sendo ela motivada por origem, raça, sexo, cor, idade. 

Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei
14.532 que aumentou a pena para quem comete o crime de racismo. A punição passou de um a três anos para dois a cinco anos de reclusão.



Leia íntegra

Fonte: O Tempo



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: