NOTÍCIAS

Boletim da SES-MG aponta aumento de casos de dengue são registrados em Vazante e Lagoa Grande

Boletim da SES-MG aponta aumento de casos de dengue são registrados em Vazante e Lagoa Grande

Secretaria de Saúde do Estado (SES-MG) divulgou nessa segunda-feira (13) novo Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika. Os dados fazem referência ao período de 1º de janeiro a 13 de fevereiro de 2023.

De acordo com o boletim, Vazante registrou novos casos prováveis de dengue e o total passou de 16 para 27 em 2023, mas sem óbitos. Os dados foram comparados aos do informe anterior, divulgado pela Pasta no dia 06 de fevereiro.

O informe atual não apontou notificações de casos prováveis ou óbitos por Chikungunya ou Zika.

Na última quarta-feira (8), a Prefeitura Municipal de Vazante, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou os resultados do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Lira) de 2023. De acordo com os dados, a situação é de alto risco em Vazante.

Dengue na região

O informe divulgado pela SES-MG também traz dados dos municípios da região. Lagamar, por exemplo, não registrou casos prováveis de dengue, chikungunya ou zika. Guarda-Mor não sofreu alteração no quadro epidemiológico, permanecendo como 1 registro apenas. Não há casos prováveis de Chikungunya ou Zika nos dois municípios.



Já em Lagoa Grande houve um aumento considerável de casos de dengue em relação ao último boletim. O município passou de 31 para 90 casos prováveis de dengue, mas sem óbitos pela doença.

O boletim também aponta um caso provável de Chikungunya, mas sem casos de zika. Os dados são parciais e estão sujeitos à alteração, conforme a rotina de notificação.

Ainda sobre Lagoa Grande, conforme os dados atualizados e divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda-feira (13), o município apresentou 153 notificações da doença, sendo 122 confirmadas.



Nesta terça-feira (14), a Prefeitura Municipal iniciou um ‘’Mutirão de Limpeza’’ na zona urbana do município, com objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti e as doenças possíveis transmitidas por ele.

Minas Gerais



Até 13/02, Minas Gerais registrou 29.928 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 7.912 casos foram confirmados para a doença. Há três óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 10 óbitos em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 12.225 casos prováveis da doença, dos quais 2.966 foram confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya em Minas Gerais e um em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 57 casos prováveis. Há um caso confirmado para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.



Por Anderson Franque / Montanheza FM 93.5
Fonte: SES/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: