NOTÍCIAS

Programa Reciclaí instala ecopontos em escolas de Vazante

Programa Reciclaí instala ecopontos em escolas de Vazante

Iniciativa focada em resíduos sólidos concluiu mais uma fase ao implantar os Locais de Entrega Voluntária (LEVOs). Cidade quer reduzir o volume resíduos enviados para aterro sanitário

O Reciclaí deu mais um passo importante para construir a cultura de reciclagem e destinação correta de resíduos em Vazante (MG). O projeto finalizou a etapa de instalação dos Locais de Entrega Voluntária (LEVOs) em todas as 10 escolas municipais e estaduais do município. Os LEVOs também foram disponibilizados para 10 associações rurais da cidade.

O Reciclaí Resíduos Sólidos foi construído no Plano de Desenvolvimento Local, desenvolvido pela Nexa em conjunto com a comunidade de Vazante e o poder público. O projeto busca atender uma demanda dos próprios moradores do município, tendo o apoio técnico da Trashin, startup de Logística Reversa, Gestão de Resíduos 360º e consultoria ambiental, Morada da Floresta, empresa de gestão de resíduos orgânicos, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras de Vazante.

Segundo Marina Noronha, coordenadora de gestão social da Nexa, o Reciclaí Resíduos Sólidos, trará uma oportunidade única aos moradores de Vazante de criar a cultura de reciclagem, tendo como foco a destinação correta de lixo orgânico e recicláveis. “Queremos construir um legado sustentável e educativo no que diz respeito ao meio ambiente. É só com conscientização e engajamento coletivo que será possível transformar e dar a destinação correta aos resíduos gerados no município”, comenta.

A instalação dos LEVOs é mais um passo importante para a total implementação do projeto que visa aumentar significativamente os índices de reciclagem dos resíduos gerados no município por meio do serviço de gestão de resíduos da startup gaúcha.

“Implementar os LEVOs é muito importante para dar andamento ao projeto em parceria com a Nexa, Prefeitura de Vazante e Morada da Floresta, que visa reduzir o volume destinado para o aterro sanitário municipal e reaproveitar ao máximo os resíduos no município por meio da reciclagem dos resíduos secos e da compostagem dos resíduos orgânicos”, detalha Sérgio FInger, CEO da Trashin.



Reaproveitamento dos resíduos

O programa Reciclaí visa aumentar o volume de resíduos sólidos destinados adequadamente para reciclagem e reaproveitamento. Atualmente a cidade, localizada a 520 Km de Belo Horizonte (MG), produz, mensalmente, mais de 21 toneladas de resíduos orgânicos e sólidos, de acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vazante.

Conforme a Secretaria, deste total, 46,44% são de resíduos orgânicos compostáveis como sobras de alimentos, folhas e galhos. Outros 21,3% são resíduos secos, como papel e papelão, vidro, metal, plástico e outros que possuem potencial de reciclagem.



Ou seja, de imediato, cerca de 70% do resíduo gerado no município já poderia estar sendo aproveitado para gerar novas matérias-primas por meio da reciclagem, renda para triadores de associações de reciclagem e adubo por meio da compostagem dos resíduos orgânicos.

O programa Reciclaí atua nas seguintes frentes:



Reciclaí – Resíduos Secos

  • Educação e Comunicação: Trazer conteúdos e informações relevantes à população de Vazante, no que tange a sustentabilidade, meio ambiente e processos de gestão de resíduos sólidos;
  • Operação: Atuação consistente no que diz respeito à coleta, triagem e reciclagem no município;
  • Implantação do sistema: Sistema de Gestão de Resíduos da Trashin em 100% dos agentes envolvidos no processo de reciclagem e treinamento;
  • Parceiros: Buscam garantir a sustentabilidade do processo de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município, através de ações pontuais voltadas para a criação e fortalecimento de parcerias estratégicas. 

Reciclaí – Compostagem

  • Compostagem de grandes geradores: Busca criar e iniciar um sistema de coleta seletiva de resíduos orgânicos derivados diretamente de grandes geradores e que passarão por compostagem nas leiras, local adequado para recebimento deste tipo de resíduo.
  • Compostagem doméstica: Desenvolvimento do projeto piloto com as famílias e escolas, tendo a missão de promover a educação ambiental, ampliar o engajamento dos moradores e reduzir a destinação dos resíduos orgânicos domésticos ao aterro sanitário, garantindo o reaproveitamento desses resíduos que se transformam em adubo.

Reciclaí Resíduos Sólidos



O projeto Reciclaí Resíduos Sólidos é uma iniciativa da Nexa, tendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Vazante como responsável pela aplicação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da cidade, além da Trashin e da Morada da Floresta que são as consultorias contratadas para apoiar na execução do projeto.

O projeto ainda conta com o suporte da Agência para o Desenvolvimento Local Integrado Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vazante (CDL), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA).

Sobre a Nexa 



A Nexa é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A.

Sobre a Trashin

Fundada em 2018, a Trashin é uma empresa que realiza operações de gestão de resíduos 360° e projetos de logística reversa com o uso de tecnologia e inovação. Essas ações garantem que os resíduos coletados retornem à indústria como insumo, promovendo a economia circular que gera alto impacto socioambiental.



A empresa, criada em Porto Alegre (RS), conquistou a confiança de grandes companhias para realizar operações de logística reversa, gestão de resíduos e desenvolvimento de estratégias para potencializar métricas de ESG.

Entre as empresas atendidas estão a Havaianas (Alpargatas), Parque Ibirapuera e Parque Nacional dos Aparados da Serra (Urbia), SAP, Ticket Log, Sicredi, Ifood, Movida, Nexa, Cyrela e Unimed. Dentro dessas corporações, a Trashin desenvolve trabalhos que controlam níveis de produtividade e desperdício, promovendo a sustentabilidade através de uma metodologia única que pode ser facilmente aplicada em diversas organizações.

Mais informações, acesse: https://trashin.com.br/



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: