NOTÍCIAS

Minas Consciente: Vazante e Noroeste vão permanecer na Onda Roxa até o fim do mês; veja restrições dos serviços estaduais

Minas Consciente: Vazante e Noroeste vão permanecer na Onda Roxa até o fim do mês; veja restrições dos serviços estaduais

Todos os 853 municípios mineiros entram na quarta (17) na faixa mais restrita do plano estadual. Triângulo do Norte e do Sul e Noroeste que já estavam nessa fase tiveram prazos de permanência prorrogados.

Após anúncio do governador Romeu Zema (Novo), todos os municípios das macrorregiões do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste, que já estavam na Onda Roxa do plano Minas Consciente, tiveram prorrogados os decretos já em vigor até o dia 31 de março. Além disso, alguns serviços presenciais oferecidos pelo Estado foram suspensos (veja abaixo).

As regiões do Triângulo do Norte e Noroeste foram as primeiras a serem inseridas na fase mais restritiva do plano estadual, sendo a determinação válida a partir do dia 6 de março. Um dia depois, em 7 de março, foi a vez do Triângulo do Sul ser obrigado a seguir as medidas do Minas Consciente.

A classificação era válida por 15 dias para as três regiões, ou seja, se encerrariam nos dias 20 e 21 de março. No entanto, após o governo do Estado inserir todas as 853 cidades mineiras na Onda Roxa, o Triângulo Mineiro e Noroeste tiveram o prazo de restrição prorrogado por mais duas semanas a partir desta quarta-feira (17), se encerrando no dia 31 de março.

Restrições de serviços estaduais

Delegacias da Polícia Civil: Os atendimentos presenciais em todas as unidades da Polícia Civil estão mantidos para casos urgentes. É obrigatório o uso de máscara facial no interior das unidades policiais. A corporação informou que incluídas nas situações urgentes, entre outras avaliadas pela autoridade policial, estão os crimes: auto de prisão em flagrante por homicídio, estupro, violência doméstica, sequestro e cárcere privado, roubo, furto de veículo com prisão de suspeito e riscos de perecimento de prova.

Registros de ocorrência disponibilizados na Delegacia Virtual devem ser realizados exclusivamente de forma on-line. Entre os casos disponíveis na plataforma digital, estão os crimes relacionados com violência doméstica e familiar – vias de fato/lesão corporal, ameaça e descumprimento de medidas protetivas – contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Também é possível solicitar medidas protetiva sem precisar sair de casa no momento do registro.



Receita Estadual: os atendimentos serão feitos pelos canais virtuais da Receita Federal, para evitar fluxo de servidores e contribuintes na unidade. Conforme a instituição, essa medida valerá até sexta-feira (19), podendo ser prorrogada por mais uma semana.

Exames de legislação para CNH: estão suspensos os exames de legislação e prática de direção veicular durante a Onda Roxa. O cancelamento dos exames já agendados não deve prejudicar os candidatos. A Polícia Civil explicou que as taxas pagas serão reaproveitadas para dar continuidade ao processo de obtenção da CNH logo que o Estado, ou as regiões onde tem candidatos inscritos, sair da fase mais restritiva do programa “Minas Consciente”.

Aulas na rede estadual: segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) o ano letivo de 2021 na rede pública estadual teve início no dia 8 de março, de forma remota. Os primeiros dias foram dedicados à Semana de Acolhimento e as atividades letivas tiveram início na segunda-feira (15), por meio do Regime de Estudo não Presencial.



Unidades de Atendimento Integrado (UAI): o atendimento nas unidades estaduais que realizam a emissão de documentos foi reduzido em 30% para diminuir a circulação de pessoas e preservar a prestação de serviços. O atendimento deve ser agendado pelo Portal MG ou pelo aplicativo MG App, e funcionários e público devem seguir as determinações de segurança. Em Uberlândia, as atividades foram suspensas nesta terça-feira (16) como medida de segurança, pois há a suspeita de contaminação pela Covid-19 de alguns funcionários. A unidade vai passar por processo de desinfecção. Os usuários que tinham agendamento realizado foram comunicados por mensagem de texto via celular ou por e-mail, para que possam remarcar o atendimento.

Serviços considerados essenciais pelo Minas Consciente:



  • Alimentos, Agropecuária e Agroindústria (excluídos bares e restaurantes);
  • Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, etc);
  • Bancos e seguros;
  • Transporte público;
  • Energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados;
  • Manutenção de equipamentos e veículos;
  • Construção civil;
  • Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
  • Lavanderias;
  • Imprensa;
  • Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
  • Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).

Cidades que compõem a macrorregião Noroeste de MG

Município
Arapuá
Carmo do Paranaíba
Cruzeiro da Fortaleza
Guarda-Mor
Guimarânia
João Pinheiro
Lagamar
Lagoa Formosa
Lagoa Grande
Matutina
Paracatu
Patos de Minas
Presidente Olegário
Rio Paranaíba
Santa Rosa da Serra
São Gonçaldo do Abaeté
São Gotardo
Serra do Salitre
Tiros
Varjão de Minas
Vazante

Fonte: G1/Minas Consciente



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: