Paróquias de Vazante celebram missas de Quarta-Feira de Cinzas; veja programação

Vazante

A Quarta-feira de Cinzas (17) marca o início da Quaresma, além da abertura da Campanha da Fraternidade 2021 com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. Para celebrar a data, missas serão celebradas nas paróquias de Vazante.

A Quaresma é o período de 40 dias que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, na Páscoa. Durante a programação especial nas igrejas, é feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis.



Por causa da pandemia, as igrejas vão receber um número limitado de fiéis.

Haverá Missa no Santuário de Nossa Senhora da Lapa, às 7h e 19h. Os interessados em participar devem ligar no escritório paroquial para fazer a reserva, foram disponibilizadas 65 vagas. Informações pelo (34) 3813-1126.

Na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo haverá missas em três locais.



  • 7h, Igreja Sagrada Família;
  • 8h30, Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
  • 10h, Igreja de Nossa Senhora de Nazaré;
  • 19h, Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Da mesma forma, os interessados em participar devem ligar no escritório paroquial para fazer a reserva. Informações pelo (34) 3813-4388.

RITO DIFERENTE POR CAUSA DA COVID-19

A situação de saúde causada pela crise pandêmica do coronavírus continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito litúrgico. Tendo em vista o início da Quaresma deste ano, na quarta-feira 17 de fevereiro, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou em seu site as disposições a serem seguidas pelos celebrantes no rito de imposição das Cinzas.



“Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada – precisa a nota -, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”

Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e aboca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.



Redação
Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *