NOTÍCIAS

Inmet emite alerta de risco de morte por calor em 34 cidades em MG; veja quais

Inmet emite alerta de risco de morte por calor em 34 cidades em MG; veja quais

Cidades vêm sendo impactadas pela forte onda de calor desde o final de setembro; temperaturas elevadas podem gerar casos de hipertermia

 onda de calor que atinge Minas Gerais pode trazer efeitos ainda mais devastadores. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de risco de morte devido à hipertermia para 34 cidades do Estado, todas no Triângulo, que vêm sendo impactadas há mais de 10 dias por temperaturas contínuas acima dos 40º C. 

Segundo a metereologista do Inmet Anete Fernandes, o alerta foi emitido em decorrência da região estar sendo impactada desde o final de setembro com temperaturas até 5º C acima da média histórica. Esse comunicado segue protocolos internacionais e foi realizado em parceria com a Defesa Civil.

O quadro de hipertermia se dá quando a temperatura corporal sobe além dos 40º C, o que pode comprometer ou até mesmo levar à falência de órgãos, como ocorreu recentemente em países europeus que também foram assolados pela onda de calor no verão.

Ela explica que o alerta persiste até o próximo dia 9, sexta-feira, quando a tendência é de leve queda na onda de calor, até a chegada do período chuvoso, que deverá abrandar de vez a temperatura. Até lá, é possível que várias cidades registrem temperaturas acima dos 40º C.

No Triângulo Mineiro, a cidade mais afetada foi Campina Verde, que desde o início do mês vem registrando temperaturas máximas acima dos 40ºC, tendo recorde registrado no dia 2 de outubro, de 41.2º C. 

Os registros na cidade ainda são recentes para uma avaliação histórica, segundo o Inmet. Porém, para se ter uma ideia, em Uberaba, onde a média histórica é de 30.8º C para o mês, os termômetros tiveram menor registro de máxima em 1º de outubro, com 36º C. De lá para cá, só temperaturas acima disso.



A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil para entender melhor os efeitos da onda de calor no Triângulo e ainda aguarda resposta.

Belo Horizonte deverá ter novo recorde de temperatura

Vale lembrar que para esta quarta-feira (7), é esperado que Belo Horizonte supere o recorde de calor registrado em sua história, de 37,8ºC, no último sábado (3).

Confira todas as cidades listadas no alerta:

Água Comprida
Araguari
Araporã
Cachoeira Dourada
Campina Verde
Campo Florido
Canápolis
Capinópolis
Carneirinho
Centralina
Comendador Gomes
Conceição Das Alagoas
Conquista
Delta
Fronteira
Frutal
Gurinhatã
Ipiaçu
Itapagipe
Ituiutaba
Iturama
Limeira Do Oeste
Monte Alegre De Minas
Nova Ponte
Pirajuba
Planura
Prata
Santa Vitória
São Francisco De Sales
Tupaciguara
Uberaba
Uberlândia
União De Minas
Veríssimo



O Tempo



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: