NOTÍCIAS

Pesquisadores do Ibope começam testes rápidos e já encontram caso positivo de Covid-19 em Patos de Minas

Pesquisadores do Ibope começam testes rápidos e já encontram caso positivo de Covid-19 em Patos de Minas

A pesquisa do Ibope em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas para verificar a prevalência do Covid-19 no país já começou a ser realizada em Patos de Minas. Os pesquisadores estão em vários pontos da cidade realizando os testes rápidos e aplicando um questionário em um morador de cada casa. Os testes serão aplicados em três etapas. Nesta primeira serão aplicados 250 testes.

Os pesquisadores do Ibope foram às ruas logo pela manhã e já encontraram o primeiro empecilho. Alguns moradores se recusaram a receber os pesquisadores e até a Polícia Militar foi acionada por parte dos moradores. Agentes de endemias acompanham os pesquisadores pelos bairros para facilitar a abordagem em cada residência. De acordo com a pesquisadora Gilmara Torres, toda a equipe que veio para Patos de Minas recebeu equipamentos de proteção e foi submetida ao teste rápido que testou negativo para todos.

Ainda segundo ela, o pesquisador vai até a casa da pessoa e realiza o teste em um morador da casa. Caso o resultado seja positivo, todos da casa precisam ser submetidos ao teste também. Caso o resultado seja negativo, o pesquisador segue para outras casas. Gilmara contou que já na segunda residência visitada por eles, no bairro Jardim Panorâmico, um teste apresentou resultado positivo. “É um homem de 48 anos, eletricista e que não possui nenhum sintoma de coronavírus. Ele ficou bastante assustado com o resultado, pois está em prefeito estado de saúde, ou seja, é um paciente assintomático” disse a pesquisadora.

O homem mora com a esposa e no momento da pesquisa, ela não estava em casa, porém o caso foi repassado para a secretaria de saúde que deverá acompanhar de perto a situação do casal. Nós conversamos com a Técnica de Enfermagem, Rosângela Martins que recebeu a visita dos pesquisadores. Segundo ela, é de extrema importância o trabalho que está sendo realizado, até para que a população fique mais informada e ciente do que estamos enfrentando.

A moradora, que obteve resultado negativo, mora com o marido e os filhos e disse que toma todos os cuidados necessários para manter sua família segura. “Eu chego do hospital e já vou direto para o banheiro, nós não estamos saindo de casa, meus filhos eu não deixo mais ir brincar fora de casa, então tudo o que a gente pode fazer para contribuir nós estamos fazendo” disse a moradora.

A Secretaria de Saúde orienta aos moradores patenses que, caso algum pesquisador bata a porta, os receba e contribua para a pesquisa, pois é uma forma de garantir a segurança da população. Todos os pesquisadores vão estar acompanhados de agentes de endemias devidamente caracterizados e identificados.



A segunda etapa dos testes será realizada no dia 24 de maio e a terceira em 04 de junho. O resultado da pesquisa vai permitir que os técnicos da saúde conheçam a realidade do município e possam adotar as medidas de enfrentamento ao coronavírus com mais eficiência.

Patos Hoje



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: