NOTÍCIAS

CDL de Vazante envia ofício ao Ministério Público solicitando funcionamento total do comércio no município

CDL de Vazante envia ofício ao Ministério Público solicitando funcionamento total do comércio no município

Ao
Ministério Público de Minas Gerais – Comarca de Vazante
Ref.: Retorno das atividades comerciais no município de Vazante

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Vazante), inscrita no CNPJ nº. 23.090.442/0001-71, com sede na Rua Leolina Eufrásia de Jesus, 231 – Cidade Nova I, Vazante / MG, entidade que legitimamente representa as mais de (160) empresas comerciais, de serviços, industrias, agrícolas e prestadoras de serviços neste Município, juntamente com a Associação Comercial de Vazante (ACE) e Advaz vêm perante V. Ex.ª expor e ao final formalizar o pleito abaixo:

Estamos diante de uma situação jamais vivida, sem precedentes, mesmo gozando de informação privilegiada, recursos tecnológicos, meios de prevenção, que não desejamos repetir, diante da pandemia do COVID-19 (coronavírus).

O Decreto Municipal n.º035 estabeleceu regras restritivas ao funcionamento do comércio, à exceção das atividades e serviços considerados essenciais, o que é necessário e imperioso para abastecimento da população, dentro do mínimo necessário para o dia a dia em nossas atividades. Porém o decreto municipal suspendeu a concessão de alvarás das demais atividades e serviços considerados não essenciais.

Consideramos que, até o presente momento da redação deste pedido, não houve em Vazante e em cidades próximas, nenhum caso confirmado de Covid-19. Atuamos rigorosamente em obediência ao decreto nessas mais de duas semanas. Entretanto, vivemos numa região totalmente diferente da Região Metropolitana de Belo Horizonte e outros grandes centros. Nossa realidade local é diferente, o que entendemos não ser necessário afetar tanto as atividades comerciais do município que emprega milhares de pessoas.

Atualmente, as empresas de Vazante, principalmente as micro e pequenas estão sentindo na pele a crise econômica. Podemos encontrar uma forma de garantir a saúde das pessoas e o emprego dos vazantinos. Com base nisso apresentamos nossos pedidos:



Solicitamos, o imediato retorno das atividades comerciais a fim de evitar demissões e falências precoces de empresas. Estamos cientes e orientaremos todo o comércio local a tomar as devidas medidas de controle de acesso, limitando o número de pessoas interna nos estabelecimentos, colocando os funcionários, caso seja possível e disponível, a utilizar máscaras e higienização frequente das mãos e do ambiente do trabalho;

Solicitamos, seja criado um canal aberto com a Polícia Militar e Ministério Público para que quem não estiver trabalhando corretamente possa ser cobrado pelas autoridades afim de garantirmos a saúde e o emprego da população.

Solicitamos ainda que durante o período de declaração de emergência ou calamidade pública no Município sejam diferidos o pagamento das obrigações tributárias como o IPTU, ISSQN, Taxa de Localização e Funcionamento, bem como a suspensão do cumprimento das obrigações acessórias dos tributos e obrigações municipais pelo mesmo período.



Diante do exposto, solicitamos a cortesia de que V. Ex.ª. avalie sobre a liberação total, mediante regras de saúde e higiene, que todas as atividades comerciais do município de Vazante possam voltar a funcionar.

Aguardamos o deferimento das demandas supras.



Respeitosamente.
Câmara de Dirigentes de Vazante -MG – CDL – Vazante
Vazante, 02 de abril de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: