Cerca de 10 mil mudas de árvores devem ser plantadas nos próximos quatro anos em Vazante



O Projeto Vazante Verde está arborizando todos os bairros da cidade de Vazante/MG com plantas nativas do Cerrado. Desenvolvida desde 2018, a iniciativa já plantou 843 mudas das espécies Angico, Aroeira, Jenipapo, Ipê Amarelo, entre outras.

A expectativa é que Vazante ganhe 10 mil novas árvores nos próximos quatro anos, tornando-se uma das cidades brasileiras mais arborizadas e uma das únicas com espécies do bioma do Cerrado. A ação é uma parceria entre a Nexa Vazante, o Legado Verdes do Cerrado e a Prefeitura Municipal de Vazante.

De acordo com o engenheiro ambiental da Nexa, Benane Xavier da Silva, o projeto traz várias vantagens para a comunidade. “As altas temperaturas e a falta de sombra das árvores na cidade foram os principais motes para a iniciativa. É notável como as árvores são benéficas para a população e causam sensação de conforto, principalmente nos dias mais quentes. Além disso, elas ajudam na percolação de água para o solo”, explica.

Para a realização do projeto, a Nexa fornece as mudas e as campanhas de educação ambiental. Já a Prefeitura prepara as calçadas e os insumos para o plantio. E a população escolhe e planta a árvore em frente a sua residência. “Investir no plantio dessas árvores é importante para restaurar a flora original da região. São árvores adaptadas ao clima local e selecionadas para o núcleo urbano. Além disso, propiciam a volta dos pássaros típicos para a cidade”, afirma Fernando Gurgel, Gerente Geral da Nexa Vazante.



O Vazante Verde tem, ainda, o desafio de promover educação ambiental e fomentar o senso de propriedade por parte da população. A ação propõe a adoção das árvores como parte da cidade e, por isso, a ideia é o morador escolher e plantar a sua árvore, dentre as disponibilizadas no projeto. A iniciativa é integrada ao Programa de Educação Ambiental (PEA) e ao Programa de Voluntariado “Somos Todos”, ambos da Nexa.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado



O Legado Verdes do Cerrado é uma Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, que possui a maior área de cerrado conservado do Brasil. Com 32 mil hectares, está localizado em Niquelândia, no estado de Goiás, sendo de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e administrada pela Reservas Votorantim.

Pesquisas científicas da flora e fauna acontecem na área e mudas nativas do cerrado são produzidas, além de atividades de educação ambiental e ecoturismo.




Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma das cinco maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Peru e no Brasil e escritórios comerciais em Luxemburgo, Estados Unidos e China, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus empregados atuam focados na construção da mineração do futuro, cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.



Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse www.nexaresources.com.

Idéia Comunicação



Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *