NOTÍCIAS

Vazante aprova Plano Municipal de Turismo

Vazante aprova Plano Municipal de Turismo

O Plano Diretor de Turismo de Vazante foi apresentado e aprovado no início deste mês, em audiência pública na Câmara Municipal da cidade. O projeto foi desenvolvido pela Nexa, por meio do programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), em parceria com o Instituto Votorantim, Prefeitura Municipal de Vazante e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

O objetivo do plano é orientar o direcionamento estratégico do turismo em Vazante e desenvolver um conjunto integrado de ações para o fortalecimento econômico da atividade. Para o gerente geral da unidade da Nexa em Vazante, Fernando Gurgel, o plano é um passo importante para que o turismo se desenvolva de maneira responsável e sustentável, com ganhos para toda a comunidade. “Promover o turismo como uma alternativa de desenvolvimento local movimenta negócios em diversos segmentos, trazendo mais investimentos para a cidade e benefícios para toda a população”, ressalta.

O documento definiu ações em quatro eixos de atuação: infraestrutura turística; estruturação de produtos turísticos; promoção e divulgação; e gestão e monitoramento. As ações, no âmbito de cada eixo, foram organizadas em 13 objetivos estratégicos. Ao todo, o plano conta com mais de 90 ações. O próximo passo do projeto é detalhar as ações em plano de execução, que será entregue em dezembro para a Prefeitura e a comunidade, juntamente com todo o trabalho técnico realizado.

Para Edyvan Fernando Borges Costa, diretor de Cultura e Turismo de Vazante, o plano é importante para nortear as ações voltadas para o turismo no município. “Ele foi construído com ampla participação popular e do setor interessado. Então foi possível captar o pensamento e o sentimento de todos. O plano também vai servir para a busca de recursos para o município, junto ao Governo Federal e Estadual”, pontua.

Para Ironides Pereira, presidente da Associação dos Artesãos de Vazante, promover o turismo vai impulsionar o trabalho que os artesãos fazem na cidade. ”Teremos mais oportunidades de fazer negócios e o nosso produto ficará mais conhecido e valorizado, tanto aqui quanto lá fora. Será uma boa oportunidade de crescimento para toda a comunidade”, avalia.

Ter um Plano Municipal de Turismo é um pré-requisito para o município pleitear recursos do critério “turismo” na Lei 18030/2009, que dispõe sobre a distribuição do ICMS aos municípios mineiros. Com a aprovação, Vazante ainda terá um incentivo financeiro para estruturar a gestão e o desenvolvimento do turismo na cidade.



Turismo sustentável

O documento propõe uma estratégia de sustentação e ampliação do turismo, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da população. Durante a construção do plano foram levantadas várias formas de turismo na cidade: negócios, religioso – Festa da Lapa, rural – por meio de visitas e vivências nas fazendas da região; e ecoturismo, com a exploração de cachoeiras e grutas. O plano vai orientar ações para qualificar, aprimorar e promover tais produtos turísticos.

As discussões começaram com um encontro entre proprietários de hotéis e restaurantes, políticos e entidades ligadas ao setor de turismo para levantamento de informações e alinhamento de ideias. Em julho, foi apresentado um diagnóstico, que serviu de base para a construção da estratégia. A partir desse retrato, ações e oficinas foram desenvolvidas para ouvir as demandas da população em relação à cidade e ao turismo.



“A comunidade participou ativamente na construção do plano. São eles que conhecem as carências mais profundas do município. Uma cidade só é boa para turistas quando consegue atender, em primeiro lugar, a sua comunidade”, analisa Isabela Sette, consultora especialista em turismo de Vazante.

Sobre a Nexa



A Nexa Resources é uma das cinco maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Peru e no Brasil e escritórios comerciais em Luxemburgo, Estados Unidos e China, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus empregados atuam focados na construção da mineração do futuro, cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse www.nexaresources.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: