NOTÍCIAS

BARRAGENS: Nexa realizará simulado de evacuação de emergência em Vazante e Paracatu

BARRAGENS: Nexa realizará simulado de evacuação de emergência em Vazante e Paracatu

Para os moradores na área de alto salvamento da barragem Aroeira, esta é uma oportunidade de conhecer, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro, conforme a empresa.

Um simulado de evacuação de emergência será realizado na Barragem Vazante, e na Barragem Morro Agudo em Paracatu. Na unidade de Vazante, a atividade será nesta quinta-feira (30). Já em Paracatu, será nesta sexta-feira (31). Ação será executada pela empresa Nexa Resources, responsável pela administração das duas barragens.

De acordo com a companhia, esta é a etapa final da elaboração do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à exigência legal. O simulado de evacuação é uma ação preventiva e tem por objetivo preparar a comunidade para minimizar os danos de um eventual acidente.

A companhia ainda informou que, ao ouvir os sinais sonoros e comandos de voz, os moradores devem reunir suas famílias, se dirigir ao ponto de encontro mais próximo e aguardar instruções dos responsáveis.

Segundo a instituição, nos últimos meses foram promovidas reuniões de preparação com moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), prefeituras, órgãos de defesa civil, equipes de segurança das barragens e empregados da companhia. Todos esses grupos vão participar da simulação.

A companhia ainda informou que assegurar a estabilidade das barragens é um compromisso permanente. Além da elaboração do PAEBM, são realizados monitoramentos constantes e relatórios de inspeção atestados pelos órgãos públicos competentes.



G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: