NOTÍCIAS

Nexa Resources e Kinross Gold se posicionam sobre fiscalização de barragens

Nexa Resources e Kinross Gold se posicionam sobre fiscalização de barragens

274 barragens em Minas Gerais passarão por fiscalização pelos órgãos federais e estaduais, segundo relatório divulgado nesta terça-feira, 29 de janeiro, pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A determinação de fiscalização foi publicada pelo Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal.

Cinco destas barragens estão em Pacaratu, nas Mineradoras Kinroos Gold Corporation (3) e Nexa Resources (2), e uma em Vazante, na Nexa Resources, ambas no noroeste do estado. Veja abaixo o diz as mineradoras sobre o relatório.

NEXA RESOURCES – Nossas barragens estão classificadas como risco baixo, em função das características do projeto, estado de conservação e plano de segurança. O dano potencial é alto, em função do volume do reservatório, presença de população a jusante e características do rejeito. Daí, a razão de estarem na lista das barragens priorizadas.

É importante ressaltar que a Nexa possui um sistema preventivo de gestão de barragens que garante a integridade dessas estruturas e a preservação do meio ambiente local. Este processo contempla ações da própria empresa, que passam por auditorias técnicas permanentes realizadas por especialistas internos e profissionais externos independentes. A empresa ressalta que todas as suas barragens possuem laudos técnicos que garantem a estabilidade das operações. Estes relatórios são encaminhados sistematicamente aos órgãos fiscalizadores.

KINROSS – Por meio de nota, a Kinross se manifestou e disse que trabalha com as melhores práticas na construção de barragens e possui procedimentos rigorosos de manutenção e monitoramento, incluindo inspeções diárias e acompanhamento mensal por instrumentos e análise de dados.



A empresa possui um plano de emergência sempre atualizado. Em novembro de 2016, a empresa realizou, em parceria com a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, treinamentos com comunidades vizinhas à barragem. A ação, que integra o plano de emergência da Kinross, visou repassar ao público informações sobre como proceder em situações de emergência.

Para reforçar a transparência de sua operação, ampliou o Programa de Visitas e incluiu a Barragem dentro do roteiro para que assim, os visitantes possam conhecer e tirar dúvidas com relação a nossa operação. Em 2018, mais de 1000 pessoas visitaram a Mina do Ouro. Em 25 anos de história, a Kinross nunca teve qualquer evento de rompimento da barragem em suas nove operações ao redor do mundo.

Todas as nossas instalações são projetadas, construídas e mantidas com os mais altos padrões de engenharia. Segurança e integridade física, incluindo a capacidade de resistir a tempestade e eventos sísmicos, são algumas das principais considerações.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: