NOTÍCIAS

Prefeitura de Vazante faz testes no Posto de Abastecimento de Combustível do Município

Prefeitura de Vazante faz testes no Posto de Abastecimento de Combustível do Município

A Secretaria de Meio Ambiente visando atender requisito legal e normativo, contratou a empresa especializada Multi Técnica para realizar TESTE DE ESTANQUEIDADE no POSTO DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL da Prefeitura.

A Prefeitura de Vazante possui seu próprio posto de abastecimento de combustível dotado de dois tanques, sendo um aéreo de 10.000 litros (diesel) e um tanque subterrâneo de 5.000 litros (gasolina). Referido posto de abastecimento está localizado nas dependências da Secretaria Municipal de Obras – SEMOB.

Os trabalhos foram executados dia 09/01/2019 e os resultados/laudos conclusivos serão entregues na próxima semana, conforme normas técnicas ABNT NBR 17505, Resolução CONAMA nº273/00, Deliberação Normativa COPAM nº108/07 e Deliberação normativa COMAM nº 61/2008.

No tanque aéreo é examinado visualmente todo o sistema, observando-se as condições físicas e de integridade, existência ou não de corrosão, vazamentos, deformações e verticalidade. Inspeções das tubulações, válvulas, flanges, conexões, bacia/berço do tanque, trincas, fissuras, rachaduras, cabo de aterramento, etc. Também são efetuadas medições (ultra-som) da espessura das chapas e soldas.

Já o Ensaio de Estanqueidade do tanque subterrâneo, em atendimento às normas supracitadas é composto por três procedimentos específicos:

1) (Parte úmida) teste eletrônico, não destrutivo, realizado por meio da colocação de sondas robóticas no interior dos tanques de combustível. 
2) (Parte seca) Este ensaio é executado na parte do tanque não preenchida com produto e na parte preenchida com produto, através da aplicação de pressão positiva (nitrogênio) ou negativa (vácuo); 
3) (Linhas, tubulações e conexões) através da aplicação de pressão positiva (nitrogênio) e acompanhamento com manômetro.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para o seu correto funcionamento. Ao navegar você concorda com nossa política de cookies   
Privacidad
%d blogueiros gostam disto: